quarta-feira, 11 de maio de 2016
sexta-feira, 23 de março de 2012
Convocatória para a Assembleia-Geral do AAADP 2012
A
Assembleia-Geral da Associação dos Amigos do ADP realiza-se já no próximo dia 27
de março (terça-feira) às 17h30, com a seguinte ordem de trabalhos:
1.
Apreciar e aprovar o Relatório de Atividades e Contas da Direção referente ao
ano de 2011 e o parecer do Conselho Fiscal.
2. Eleições para os Órgãos Diretivos da AAADP para o triénio 2012/2014.
2. Eleições para os Órgãos Diretivos da AAADP para o triénio 2012/2014.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Ciclo de Conferências: O Património Cultural e sua Gestão
Neste primeiro trimestre de 2012, o Arquivo Distrital do Porto continuará a ser o palco de mais quatro conferências integradas no ciclo “O Património Cultural e sua Gestão”, promovido pela Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural e co-organizado pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto. As sessões são mensais e realizam-se das 19h00 às 20h30, com entrada livre.
Novas Conferências em 2012:
19 de Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 de Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 de Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 de Março - A Gestão do Património na Arqueologia
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Ciclo de Conferências: "O Património Cultural e sua Gestão"
Tem inicio na próxima quarta-feira, dia 30, o Ciclo de Conferências "O Património Cultural e sua Gestão" , promovido pela Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural e co-organização da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto.
As sessões decorrem no Arquivo Distrital do Porto, entre Novembro de 2011 e Março de 2012.
A primeira sessão tem como tema “A Gestão do Património na Programação Cultural/indústrias criativas”.
Os conferencistas são:
Susana Marques (Sete Pés)
Suzana Meneses (C.M. São João da Madeira/Museu da Chapelaria)
e como Moderadora:
Patrícia Gilvaia (Docente do curso de Gestão do Património da ESE/IPP).
Datas das próximas conferências:
19 Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 Março - A Gestão do Património na Arqueologia
Aberto ao público com entrada gratuita
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Arquivo Distrital de Braga tem novo Director

É com especial satisfação que noticiamos que um dos nossos sócios fundadores, e membro da actual direcção da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto, Dr. António Sousa, tomou hoje posse como novo Director do Arquivo Distrital de Braga (ADB).
A experiencia adquirida em projectos desenvolvidos no Arquivo Distrital do Porto, ao longo de mais de uma década, certamente contribuirão para o sucesso de uma missão, que não sendo fácil, é aliciante.
Refira-se que o ADB, criado em 11 de Agosto de 1917, através do Decreto n.º 3286, custodia fundos documentais com relevante valor histórico, como por exemplo o cartório do Cabido Bracarense que será provavelmente o mais importante cartório eclesiástico português.
Ao estimado amigo e colega de direcção, desejamos o maior sucesso nesta nova etapa da sua vida.
A Direcção.
Henrique Dias
Sérgio Veludo
Gonçalo Maia Marques
Paula Mano
terça-feira, 25 de outubro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
Memórias de papel: do Arquivo à Escola. Apresentação e debate
A Associação de Amigos do ADP e a Escola Secundária de S. Pedro da Cova promovem no dia 23 de Setembro de 2011 (6.ª feira), às 14:30 horas, no Arquivo Distrital do Porto, a apresentação do projecto "Memórias de Papel" que visou a iniciação à investigação sobre o património local pelos alunos do ensino secundário usando os documentos de arquivo. A sessão incluirá um espaço para o debate sobre os aspectos pedagógicos e metodológicos do projecto que decorreu no ano lectivo 2010/2011 e outros usos da informação/documentos de arquivo pelo público escolar.
Espera-se que a sessão venha a permitir não só a partilha da experiência como a sua extensão a outras instituições de ensino e que permita valorizar junto da comunidade escolar o património arquivístico na construção da memória colectiva e na garantia dos direitos e deveres dos cidadãos.
Público-alvo: docentes, investigadores, pedagogos, animadores sócio-culturais, arquivistas, bibliotecários, profissionais da informação e documentação.
Mais informação: escolas.arquivos@gmail.com
Etiquetas:
Arquivos,
investigação,
memória,
património
Subscrever:
Mensagens (Atom)




