sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ciclo de Conferências 100 anos da República


Caros Amigos

A Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto, em parceria com o Arquivo Distrital do Porto e a Direcção-Geral de Arquivos entendeu por bem lembrar os 100 anos da implantação do regime republicano em Portugal com um ciclo de conferências organizadas em 3 dias (8, 14 e 22 de Outubro), ao ritmo de 2 palestras por cada dia, com moderação, tendo como principal horizonte mostrar as rupturas e continuidades do regime republicano face ao "establishment" monárquico de vários séculos.

Daí que se entenda um ciclo que percorre 40 anos de história: de 1886, período em que se vivem os momentos áureos do colonialismo sob a égide das resoluções da Conferência de Berlim e das grandes missões de exploração em África. Entretanto, as primeiras sementes de contestação vão crescendo e o próprio "establishment" monárquico vai-se esboroando... Mas será que em 1926, quando Gomes da Costa e os seus homens marcham, desde Braga, até à capital, o país estava assim tão diferente face a 1886?

Fica feita a pergunta e feito também o convite para virem assistir a 6 conferências de alto nível, superiormente moderadas, a cargo de Professores Universitários e Investigadores especializados nos temas tratados.

A AAADP convida todos os amigos a comparecerem, cada uma destas sextas-feiras, pelas 17h30, no auditório do Arquivo Distrital, tendo para tal apenas que fazer a sua inscrição prévia no e-mail amigos@adporto.pt para que seja emitido um diploma de participação a certificar esta formação.

Contamos convosco! Apareçam!

Sem comentários: