Faz hoje 80 anos que, pelo Decreto 19952, de 27 de Junho de 1931, foi criado o Arquivo Distrital do Porto. O seu primeiro director, Basílio Ribeiro de Sousa Leite e Vasconcelos, professor do Liceu de Alexandre Herculano, foi nomeado em Julho desse mesmo ano.
O Arquivo foi instalado numa moradia na Praça da República, Porto, arrendada para esse efeito, onde se manteve até 1995 quando foi transferido para as instalações do Mosteiro de São Bento da Vitória, na Rua das Taipas, onde ocupa parcialmente as alas sul e poente.
As primeiras incorporações de documentos ocorreram em 1932. O Arquivo custodia hoje mais de 10 km de documentos pertencentes a quase sete centenas de fundos. Além da pesquisa e consulta no Arquivo, disponibiliza a pesquisa e a leitura/consulta de mais de 2 milhões de imagens pela Internet desde 2004 e, desde 2008, a prestação remota de serviços de reserva, pesquisa e reprodução pleo CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual).
O Arquivo presta, ainda, serviços direccionados a outros utilizadores, no âmbito de outras actividades: aquisição de arquivos, consultoria, actividades culturais e educativas e, ainda, a disponibilização de recursos (cedência de espaços, p. e.).
Parabéns ao Arquivo!
Sem comentários:
Enviar um comentário