sexta-feira, 16 de setembro de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
Memórias de papel: do Arquivo à Escola. Apresentação e debate
segunda-feira, 27 de junho de 2011
O Arquivo Distrital do Porto faz 80 anos! Parabéns!
O Arquivo foi instalado numa moradia na Praça da República, Porto, arrendada para esse efeito, onde se manteve até 1995 quando foi transferido para as instalações do Mosteiro de São Bento da Vitória, na Rua das Taipas, onde ocupa parcialmente as alas sul e poente.
As primeiras incorporações de documentos ocorreram em 1932. O Arquivo custodia hoje mais de 10 km de documentos pertencentes a quase sete centenas de fundos. Além da pesquisa e consulta no Arquivo, disponibiliza a pesquisa e a leitura/consulta de mais de 2 milhões de imagens pela Internet desde 2004 e, desde 2008, a prestação remota de serviços de reserva, pesquisa e reprodução pleo CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual).
O Arquivo presta, ainda, serviços direccionados a outros utilizadores, no âmbito de outras actividades: aquisição de arquivos, consultoria, actividades culturais e educativas e, ainda, a disponibilização de recursos (cedência de espaços, p. e.).
Parabéns ao Arquivo!
terça-feira, 14 de junho de 2011
Memórias de papel

A Biblioteca da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, no âmbito das actividades do Projecto 'Memórias de Papel' que foi realizado em parceria com a Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto e com os apoios da Casa da Malta / Museu Mineiro e Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova, no dia 15 de Junho 2011, apresenta o programa seguinte:
15h30 [Auditório da Escola Secundária de S. Pedro da Cova] - Apresentação dos trabalhos do projecto 'Memórias de Papel' + conversa com Serafim Gesta (Mazola)
21h30 [exterior das antigas minas de S. Pedro da Cova] - Instalação Multimédia: projecção de pequenos filmes nas paredes que restam do antigo complexo mineiro. Esta instalação multimédia pretende, de forma inusitada e original, reavivar memórias, fortalecer o conhecimento da história local e sensibilizar para a educação patrimonial.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Dia Internacional dos Arquivos, 9 de Junho
terça-feira, 24 de maio de 2011
27 de Maio, 21h30 – “Concerto Mariano”
Concerto pelo Côro de São Bento, dirigido pelo maestro Emanuel Mesquita.
Programa
Kyrie da Missa Cum jubilo, Canto Gregoriano
Stabat Mater, Estêvão de Brito
Regina caeli, D. Pedro Cristo
Miserere, Gregorio Allegri
Aleluia, Heinrich Schütz
Crux fidelis, D. João IV
Pia et dolorosa, Diogo D. Melgás
Salve Regina, Diogo D. Melgás
Tenebrae, Davide Peres
Regina caeli, J. Rodrigues Esteves
Vexilla regis, A. Bruckner
Locus iste, A. Bruckner
O grosse Lieb’, J. S. Bach
Aleluia, G. F. Haendel
Local: Arquivo Distrital do Porto
R. das Taipas, 90, Porto
Entrada livre
quarta-feira, 18 de maio de 2011
"Fado de Coimbra" no Arquivo
20 de Maio (6.ª feira), 21h30 – “Fado de Coimbra”, pelo Grupo de Fados e Baladas de Coimbra Sons de Sempre, com Rocha Ferreira na guitarra de Coimbra, Manuel Valdrez na guitarra clássica e as vozes de Emídio Portugal e Julião Santos. Entrada livre.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
“Concerto Mariano” adiado para 27 de Maio
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Maio é no Arquivo Distrital do Porto - concertos
Promovidos pela Associação de Amigos do ADP e com o apoio do Arquivo Distrital do Porto, realizam-se os seguintes espectáculos:
7 de Maio (sábado), 21h30 – “Alegria da Criação” – Concepção: Guilhermino Monteiro (dir. artística),
20 de Maio (6.ª feira), 21h30 – “Fado de Coimbra”, pelo Grupo de Fados e Baladas de Coimbra Sons de Sempre, com
nova data 27 de Maio (6.ª feira), 21h30 – “Concerto Mariano”, pelo Coro de São Bento, dirigido pelo maestro Emanuel Mesquita.
Local: Arquivo Distrital do Porto. Entrada: livre.
quarta-feira, 16 de março de 2011
EMISSÃO ESPECIAL - TORRE DO TOMBO
6ª feira, dia 18 de Março, entre as 14 e as 16h a Antena 1 realiza emissão especial em direto da Torre do Tombo.
Uma emissão com Ana Aranha, Edgar Canelas e Iolanda Ferreira.
"A Torre do Tombo é de uma das instituições mais antigas de Portugal.
Desde a sua instalação numa das torres do castelo de Lisboa, ocorrida provavelmente no reinado de D Fernando e seguramente desde 1378, data da primeira certidão conhecida, até 1755, prestou serviço como Arquivo do rei, dos seus vassalos, da administração do reino e das possessões ultramarinas, guardando também os documentos resultantes das relações com os outros reinos.(...)"
Ver texto completo e imagens em:
http://tv1.rtp.pt/antena1/index.php?t=Emissao-Especial---Torre-do-Tombo.rtp&article=3283&visual=11&tm=13&headline=13


